Prémios Play unem a música portuguesa em ano de crise

2020-11-01

Num ano em que o som das palmas deixou de se ouvir no Coliseu dos Recreios e noutras salas de todo o país, muitas vidas ficaram num inesperado silêncio devido à pandemia da covid-19. Não só artistas, mas milhares de profissionais essenciais para fazer acontecer a Música. O dia 29 de julho de 2020 foi um dia importante para romper esse silêncio.

O Coliseu dos Recreios recebeu a segunda edição dos Prémios Play para transmitir uma mensagem de união num ano tão difícil para quem vive da música.

A SP Entertainment teve de adaptar-se ao minuto para produzir este grande espetáculo dentro de todas limitações impostas pela DGS. As atuações dos artistas, previstas para ser em direto, tiveram de ser repensadas e gravadas antecipadamente. Também a lotação foi reduzida a pouco mais de 300 espetadores, menos de metade da capacidade máxima da sala. 
Mas, contornando todas as limitações, os Play provaram, mais do que nunca, a importância do seu papel na celebração da música portuguesa. Duetos como Pedro Abrunhosa e ProfJam, Papillon e Murta, Camané e Mário Laginha, Ana Bacalhau e Diogo Piçarra brilharam no palco. Discursos emocionados dos Capitão Fausto, grandes vencedores do prémio Melhor grupo e Vodafone Canção do Ano ou da veterana Lena D'Água que arrecadou os prémios de melhor artista feminina e Prémio da Crítica, fizeram vibrar a plateia. E o culminar da noite, com todos os artistas de pé a agradecer aos Xutos e Pontapés o seu enorme contributo para a música portuguesa, aquando a entrega do Prémio Careira da noite. No final de contas, são os momentos de conquista que vão ficar na memória destes Prémios Play 2020.